Criação Literária


Resolvendo de imediato
Alessandra Gotardo


O relógio da sala já marcava 22; 00 horas,minha mãe me colocou na cama e me disse baixinho,sonhei com os anjos,não demorou muito para que eu começa-se a sonhar : Sonhei que tinha sido eleito o Presidente da Republica Federativa do Brasil.
Nomeei os ministros, e determinei as primeiras ordens:
Ao ministro da Fazenda, determinei que fosse reajustado o salário mínimo imediatamente conforme determinei a constituição conforme determinei a constituição, isto é que o valor do mesmo garati-se, saúde,educação,alimentação,vestuário,transporte, e diversão.Porém fui informado que era impossível atender a determinação,pois muitas prefeituras iriam quebrar.
Determinei ao ministro da educação que a partir desta data todas as crianças teriam que freqüentar sala de aula imediatamente, porem fui informado pelo ministro da educação, que também era impossível cumprir esta determinação, pois, muitas crianças trabalhavam ou pediam esmolas nas ruas para sustentar vários pais desempregados.
Determine ao ministro da justiça que mandasse, os policias cumprirem imediatamente os mandados de prisão expedidos pelos juizes competentes, porem fui informado que era impossível atender a determinação ,pois mesmo que soubéssemos onde encontrava-se os criminosos,o país não tem celas suficientes para prende-los.
Graças a Deus acordei com minha mãe, me chamando para tomar café, pois a hora de ir a escola já se aproximava, pois ,caso continuasse dormindo,logo iria descobrir que nomeando o ministro da reforma agrária a mesma não poderia ser feita de imediato,nomeando ministro do transporte,os preços das passagens não iriam baixar de imediato,nomeando a ministro da agricultura a fome não iria acabar de imediato,nomeando o ministro da igualdade racial o preconceito não iria acabar de imediato.
Mas uma coisa tanto eu como você podemos fazer de imediato. Ajoelhamos e pedir ao nosso Deus para que ilumine a mente, de todos os governantes, mesmo que a nossa presse não seja atendida de imediato. A fome e o preconceito precisam acabar e a justiça, a saúde a reforma agrária precisa acontecer. Pois somente assim as pessoas poderão ser felizes, viverem com harmonia e paz.


_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_ -_-_
Estrumufar
Luiz Fernando Verissimo
Contam que lançaram no mercado uma estrumufadeira. Uma intensa campanhapublicitária convenceu muita gente que deveria ter a novidade em casa, e naentrega de cada estrumufadeira ia um técnico junto para explicar seufuncionamento. Era fácil. Colocava-se a estrumufadeira ? uma caixa detamanho médio ? em qualquer lugar da casa, no chão ou em cima de um móvel,ligava-se a estrumufadeira numa tomada, apertava-se um botão e pronto, aestrumufadeira começava a estrumufar. O técnico fazia "Ó", com a mão atrásda orelha, para todos ouvirem o ruído que vinha de dentro da caixa. O queera aquilo? Era a estrumufadeira estrumufando. Era o som do estrumufe.
E o que era, exatamente, estrumufar? Bem, dizia o técnico, isso só se saberiaarrombando a caixa para ver o que acontecia lá dentro, o que os fabricantesnão recomendavam, sob pena de a estrumufadeira parar de estrumufar. Alémde, automaticamente, invalidar a garantia.Alianças políticas como a que o PT está fazendo para ter uma maioria segurano Congresso e aprovar o que quiser podem levar a um paradoxo delicado,parecido com o da estrumufadeira. Presume-se que alguns projetos que ogoverno, se ainda não se peessedebelizou por completo, queira ver aprovadospela sua maioria no Congresso sejam minimamente "de esquerda" (por exemplo,algo inédito em matéria de tributação para finalmente começar adesconcentrar riqueza no Brasil, ou não foi pra isso que se votou no PT?).
Mas a condição para alianças heterogêneas funcionarem é jamais veremdesafiadas as ortodoxias que as unem, e alguém imagina o novo centrãoaprovando mudanças radicais na taxação de grandes fortunas e etc.? Aliançasde desiguais só sobrevivem da renúncia mútua e o PT tem mais a renunciar doque o PMDB e os outros. Alianças como estas só são viáveis se nãoadiantarem. A estrumufadeira só existe para estrumufar. Qualquer outraexigência, como a de fazer pipoca ou fazer sentido, a destruiria. E quandoa arrombam para descobrir que diabo, afinal, é estrumufar, ela pára deestrumufar e ninguém fica sabendo.Contam que tem muita gente satisfeita com sua estrumufadeira em casa.Gostam de ter aquela coisa ao seu lado, apenas fazendo o que dizem que elafaz, seja isso o que for. E nada mais. Enfim, algo em que acreditar
O Globo, 1 de fevereiro, 2004